Cerveja, Curiosidades

A origem do St Patrick’s Day

11 de março de 2016
Como a cerveja artesanal foi inserida nas comemorações de São Patrício

A festa do padroeiro da Irlanda, já faz parte do calendário de diversos países, inclusive do Brasil

Nascido na Grã- Bretanha, St Patrick’s também conhecido como São Patrício, era filho de família rica, influente e diácono cristão. Aos foi 16 anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e forçado a trabalhar como pastor, durante seis anos,  em County Mayo, na Irlanda.

São Patrício conseguiu articular sua fuga e retornar à Grã-Bretanha. Ele regressou com o sonho de aprender o cristianismo e difundir a religião na Irlanda. Após estudar durante 15 anos, ele se tornou sacerdote e adotou o nome Patrick Em meados de 432 dC, ele voltou à Irlanda e iniciou o processo de conversão da população, que até então era politeísta.  Neste período, surgiu o trevo que começou a ser usado para explicar a Santíssima Trindade (o Pai, o Filho e o Espirito Santo).

Depois de passar 30 anos doutrinando, Patrício faleceu no dia  17 de março de 461 d.C.  Após o acontecimento, os irlandeses decidiram realizar confraternizações no dia de sua morte para homenagear o sacerdote.  No ínicio, a celebração começou tímida, era somente um banquete. Apenas, em 1996, a data tornou-se feriado na Irlanda.

Atualmente, a festa é realizada em diversos países com a língua inglesa e também na América Latina, como Argentina e Brasil. Para celebrar, os adeptos usam roupas verdes e o trevo como amuleto da sorte. Durante o dia, os irlandeses costumam fantasiar-se para participar de desfiles, fogos, acrobacias e shows. A noite a festa continua nos pubs com programação especial, inclusive com desconto nas bebidas.

CHOPE VERDE

A cerveja faz parte da comemorção, sem dúvida. O chope verde foi criado exclusivamente para o St Patrick’s Day. É adicionada uma dose de menta à bebida para obter a coloração. Durante a festa, o consumo mundial da Guinness, quase triplica de 5,5 para 13 milhões de litros. Uma média 150 litros por segundo.

Além da tradicional cerveja irlandesa, a comemoração conta com aBeamish, Irish Stout, Greene King e Wexford- Murphy’s  Red Ale, Harp, Smithwick, entre outras.

Também fazem parte da festa outras bebidas, como o whiskey irlandês.

 


You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply