Growler

Vamos falar sobre Growler?

17 de fevereiro de 2017
O que é growler

O nome growler virou febre entre os apreciadores de cervejas artesanais e o motivo é bem simples: é a melhor forma de levar chope fresco pra qualquer lugar, sem precisar de uma chopeira e barris de grande volume para isso.

Growler são recipientes com boa vedação, feitos de diversos materiais, como vidro, cerâmica, alumínio e até mesmo plástico. Eles se assemelham a garrafões, jarras, sifões e tem volumes variados, sendo mais comuns os de 1 e 2 litros.

Growlers da Stone Brewing.

Growlers.
fonte: Stone Brewing – Divulgação.

A vedação dos growlers permite que eles sejam transportados sem que o chope derrame, vaze ou perca o gás, evitando também a entrada de ar, que é o principal fator de oxidação do chope e uma potencial fonte de contaminação. Com isso, muitos growlers permitem que o chope seja mantido fresco por vários dias, desde que conservado em geladeira. O único problema é que quando o growler é aberto pela primeira vez depois de ser abastecido, é recomendado que todo o chope seja consumido naquele momento, já que a possibilidade dele perder o gás, oxidar ou contaminar é grande.

HISTÓRIA

Existem vários relatos da utilização de growlers nos Estados Unidos desde o século 19, porém, com a popularização das cervejas em garrafa, eles perderam espaço no país, reaparecendo com força total na década de 80.

Seu surgimento se deve ao fato de que não era fácil transportar cerveja para casa ou para qualquer outro lugar, já que eram raras as cervejas em garrafa, o que fazia com que os apreciadores tivessem que beber nos bares ou cervejarias. A maioria dos growlers se pareciam muito mais com baldes de metal do que com os modelos que conhecemos hoje, mas mesmo esses foram tomando formatos mais estilizados e práticos, com melhor vedação, garantido um tempo maior de conservação.

Um dos primeiros growlers.

Um dos primeiros formatos de growler.
fonte: Internet.

Com a revolução das cervejas artesanais americanas, nas décadas de 70 e 80 e o surgimento de vários brewpubs em diversas cidades dos Estados Unidos, os consumidores começaram a sentir a necessidade de levar as cervejas para casa, uma vez que muitas delas eram fabricadas para serem servidas apenas na pressão, sem versões engarrafadas.

Não demorou muito para que as cervejarias artesanais e brewpubs investissem em seus próprios growlers, de diversos formatos e volumes variados, reforçando sua marca e garantindo chope fresco nas casas dos consumidores, sem que eles precisassem utilizar chopeiras ou comprar grandes volumes de chope em barris de metal.

Evolução do growler

Evolução no formato do Growler.
fonte: Internet.

Há quem diga que a palavra growler faz referência ao rosnado de um cachorro ou lobo, uma vez que a palavra growl significa rosnar, em inglês. Isso se deve ao barulho que o gás carbônico do chope faz dentro do recipiente quando o líquido é agitado.

NO BRASIL

A febre dos growlers se alastrou entre os consumidores de cervejas artesanais do Brasil nos últimos anos, o que favoreceu a abertura de inúmeras growler station, que são estabelecimentos especializados em venda de chope com preços especiais para quem for encher growler.

Várias cervejarias passaram a abrir suas portas para os que querem levar chope pra casa e muitas delas investiram na aquisição de growlers personalizados ou mesmo em growler station exclusivas.

GROWLERS DESCARTÁVEIS

Muitas pessoas ainda não haviam aderido à essa modalidade de consumo de cervejas artesanais pelo fato de nem sempre estarem munidos de seus growlers em situações onde é possível enchê-los. E como normalmente esse é um vasilhame caro, comprar um novo toda vez que for levar chope pra casa não é uma boa opção.

Pensando nisso, muitas growler station investiram em growlers descartáveis, feitos normalmente de PET e com tempo de conservação bem próximo dos growlers convencionais. É uma ótima solução para quem pretende levar chope para casa ou para qualquer outro lugar mas não possui um growler no momento. Isso porque o preço é bem pequeno, normalmente girando em torno de R$3,00.

CROWLER

Assim como os growlers descartáveis, o crowler também é uma ótima opção para transportar chope em pequenas quantidades, já que eles são feitos de alumínio e são descartáveis, o que faz com que seu custo seja bem pequeno como os growlers feitos de PET.

Por serem feitos de alumínio, o recipiente está completamente vedado contra a luz, o que ajuda a conservar ainda mais o chope, mantendo sua qualidade e frescor por mais tempo. Sua vedação também é excelente contra vazamentos ou entrada de ar, o que também é muito bom para a conservação do chope, lembrando que é necessário que ele seja conservado em geladeira.

Uma crowler station.

Uma crowler station.
fonte: Oskar Blues Brewery – Divulgação.

CUIDADOS COM O SEU GROWLER

  • Limpeza

A sanitização do growler é o fator mais importante para a conservação do chope, para que seja evitada a proliferação de bactérias e a contaminação da bebida.

Lave bem o seu Growler antes de enche-lo e depois do consumo do chope. Para isso, use água quente e algumas gotas de detergente. Chacoalhe bem o growler e não se esqueça de lavar o bico e a tampa também com detergente. Enxágue todo o detergente até que não sobre nada, pois o mínimo que sobrar é o suficiente para acabar com a espuma do seu chope e alterar o sabor e aroma do mesmo.

Para uma limpeza mais profunda, é recomendado o uso de uma escova de garrafas ou de mamadeira, a qual deve estar muito limpa, de preferência esterilizada com água quente.

Nunca guarde seu growler com resíduo de chope ou umidade e ao lavá-lo, deixe que ele seque naturalmente, de cabeça para baixo para que não caia qualquer tipo de sujeira dentro dele.

Não é recomendado o uso de álcool para sua limpeza.

  • Impacto

Evite os impactos no seu growler, principalmente se ele for de porcelana, já que isso pode causar microfissuras que, com o tempo e com a pressão do CO2 do chope, podem fazê-lo quebrar, estourar ou sofrer sérios danos.

  • Não reutilize os growlers descartáveis

PET e alumínio são materiais que se degradam mais facilmente do que vidro e porcelana quando são lavados ou expostos a produtos de limpeza. Isso acaba deixando resíduos tóxicos no processo, portanto, não é recomendado que os crowlers e growlers descartáveis sejam reutilizados. Além do mais, é preciso que eles sejam descartados de forma correta e destinados à reciclagem.

ONDE ENCONTRAR

Confira essas dicas do Price Beer para encher seu growler ou mesmo adquirir seu vasilhame junto aos nossos parceiros e ainda ganhe descontos ao utilizar o nosso aplicativo.

Tipos de growler

fonte: Go Growler – Divulgação.

  • BH
    • Mamãe Bebidas
      • Endereço: Avenida do Contorno, 1955 – Floresta – Belo Horizonte – Minas Gerais.
      • Telefone: (31) 32139494.
    • Craft Station
      • Endereço: Rua Sergipe, 1233 – Savassi – Belo Horizonte – Minas Gerais.
      • Telefone: (31) 35663608.
    • Confraria do Malte
      • Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1754 – Lourdes – Belo Horizonte – Minas Gerais.
      • Telefone: (31) 32455077.
    • Go Growler
      • Endereço: Rua José Rodrigues Pereira, 882 – Buritis – Belo Horizonte – Minas Gerais.
      • Telefone: (31) 33783124.
    • Beerstock
      • Endereço: Av. Aggeo Pio Sobrinho, 20 – Buritis – Belo Horizonte – Minas Gerais.
      • Telefone: (31) 25853994.

 

  • NOVA LIMA
    • Koala San Brew
      • Endereço: R. Niágara, 339 – Jardim Canadá – Nova Lima – Minas Gerais.
      • Telefone: (31) 35415274

 

Se você ainda não é um assinante Price Beer, não perca tempo. Baixe logo o aplicativo (link aqui) comece a ter descontos exclusivos em diversos estabelecimentos e lojas online.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply